História da GM

Histórico da Entidade

Presidente Maria Ignez Pretti Rosasco e Vice-Presidente Carlos Alberto Rosasco

A Associação Guarda Mirim de Amparo é uma Organização Não-Governamental fundada em 9 de setembro de 1980.

Seu idealizador, César Augusto de Paula, então funcionário da Caixa Econômica Federal local, contou com o apoio das autoridades do município, entre eles: Juizado de Direito, Promotoria Pública, Prefeito Municipal, Vereadores e toda a comunidade. Conta, também, com apoio dos empresários, dos diretores da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Amparo (atual Associação Comercial e Empresarial de Amparo) e de voluntários.

Seus fundadores, parte deles ainda hoje membros da Diretoria, sempre realizaram trabalho, fundamentalmente, voluntário.

A AGMA iniciou suas atividades assistenciais com jovens do sexo masculino de 10 a 14 anos, conforme a legislação vigente, em salas cedidas pela Associação Comercial e Industrial de Amparo e Prefeitura Municipal de Amparo. Em 1985, foi lançada a pedra fundamental da futura sede da entidade em terreno doado pelo ex-prefeito municipal Sr. Clésio Moreira de Paiva Vidual. A construção foi erguida graças a promoções e doações realizadas por toda a comunidade e em especial a pessoas ligadas à causa.

A Sede da Associação sendo contruída.

A Associação conta, atualmente, com um corpo de funcionários formado por profissionais das áreas de assistência social (psicóloga, assistente social, pedagoga), além da valiosa atuação de diversos voluntários, todos comprometidos com a educação integral do adolescente, buscando-se o desenvolvimento da cidadania em todos os processos e atividades. Nossa primeira turma feminina foi formada em 1987.

Ao longo de sua história, a Associação Guarda Mirim de Amparo tem registrado, com muito orgulho e competência, resultados significativos no encaminhamento de adolescentes, seja para profissionalização, no desenvolvimento e continuidade da formação acadêmica ou no pleno exercício da cidadania e da profissão, fortalecidos por ampla assistência social aos assistidos e familiares.

Entre ex-guardas mirins, temos registros de profissionais atuando em cargos de chefia, lideranças e no gerenciamento de diversas empresas no município, além de outros que partiram para profissões liberais e até mesmo para a constituição de empresas, seja no ramo comercial ou na prestação de serviços.

A entidade é a única, no município de Amparo, de formação integral de adolescentes, com foco no Aprendiz.

É importante registrar que a Associação Guarda Mirim de Amparo, instituída com vocação precípua de educar e formar jovens cidadãos, é a única entidade de formação de Aprendiz com programa em desenvolvimento e atividades no município. Frequentar o curso do Programa de Formação do Aprendiz, nos limites do próprio município, evita que jovens se aventurem em viagens a outras cidades para receber aulas teóricas e submeterem-se aos mais diversos riscos e dispêndios de tempo e dinheiro para este fim, e possam, na AGMA, aproveitar todo o tempo disponível e obter a formação proposta para o trabalho e para a vida.

Guardas Mirins no escadão em Amparo